Rito de York

Graus Capitulares

OS GRAUS CAPITULARES

General Grand Chapter Royal Arch Masons International

Os Graus Capitulares são um conjunto de quatro graus controlados por um Capítulo do Arco Real. E centram-se nas fases de construção do Templo de Salomão, com a excepção do grau de Antigo Mestre (Virtual), daí o título de Capitulares. O grau de Antigo Mestre (Virtual) é o vestígio remanescente do antigo costume de que o grau do Arco Real só podia ser conferido a um Antigo Mestre de uma Loja Azul simbólica. Nos Estados Unidos, estes graus são considerados propriedade do Arco Real, enquanto na Inglaterra não existe um grau de Antigo Mestre como existe nos Estados Unidos e o grau de Mestre de Marca é controlado pela Grande Loja de Mestres de Marca. O grau de Muito Excelente Mestre, em Inglaterra, faz parte dos graus crípticos. Tal como é referido mais à frente, o Arco Real, em Inglaterra, é controlado pelos capítulos ligados às Lojas Azuis. Os Capítulos do Arco Real foram ocasionalmente referidos como “Lojas Vermelhas”, em publicações maçónicas mais antigas, embora eles devam mais exatamente ser descritos como “graus vermelhos.” Nos Estados Unidos, todos os assuntos do capítulo são tratados no grau do Arco Real, os outros graus apenas são abertos para  a concessão dos respetivos graus. Algumas jurisdições abrem Lojas de Mestres de Marca como “lojas de mesa”, que atuam como um foco social para os corpos locais do Rito de York.

picture2

Mestre de Marca

Um Grau muito impressivo que enfatiza as lições de regularidade, disciplina e integridade. E que se centra na história de um Companheiro, trabalhador das pedreiras e no seu papel na construção do Templo. Na  Maçonaria Inglesa é um grau operado separadamente por uma Grande Loja de Mestres de Marca e muito procurado pelos membros da Maçonaria naquela jurisdição.

 Antigo Mestre (Virtual)

Antigo Mestre (Virtual)

Um Grau que enfatiza a lição da harmonia. E que é conferido em virtude de um antigo costume que exigia, de facto, que um maçom, para que pudesse ser exaltado ao grau de Mestre do Arco Real, devia ser um Antigo Venerável Mestre. Em algumas Grandes Jurisdições este Grau é conferido a todos os Mestres da Loja Azul. No entanto, o Grau não confere qualquer posição real sobre o destinatário, e a sua exemplificação serve apenas como forma de manter o antigo costume.

 muito-excelente-mestre

Muito Excelente Mestre

Um Grau que enfatiza a lição de reverência. E centrado na dedicação do Templo, após a sua conclusão, em particular a consagração do Sanctum Sanctorum e a descida do Espírito sobre o Templo. É um grau complementar ao grau de Mestre de Marca e completa as lições simbólicas introduzidas naquele Grau.

 

arco-real

Mestre do Arco Real

O grau de Mestre do Arco Real é a conclusão do grau de Mestre Maçom e a cúpula dos Graus originais da Loja Azul praticada nas Antients Lodges de Inglaterra antes de 1820. Explica as origens da palavra substituta encontrada no Grau de Mestre Maçom, a recuperação do Nome Inefável, e a sua ocultação dentro da Palavra do Arco Real. Este Grau, em conjunto com o Grau de Mestre Maçom, foi em tempos um exemplo de um “Super” Grau, com o primeiro (Mestre Maçon) a explicar a perda da Palavra de  Mestre e o segundo (Arco Real) a explicar a sua recuperação. O corpo ritual que confere o grau de Mestre do Arco Real é denominado um Capítulo e o Oficial, que preside, assume o nome de Sumo Sacerdote (intitulado Excelente).